Nossos filhos não querem estudar, justamente em uma época de acesso massificado à informação. Sem estudarem, ficam com o desempenho escolar preocupante e, o pior, o estudo vira uma zona de conflitos. Tentamos ajudar de todas as formas, mas parece haver cada vez um menor espaço de diálogo!

Afinal, como fazer para o meu filho gostar de estudar?

Pensando a Solução

Para que o filho queira estudar, precisamos encontrar uma forma eficiente de acompanhar o estudo. “Acompanhar” não significa o mesmo que cobrar resultados no boletim: é, na verdade, incentivar o estudo diariamente, para que formem hábito de estudo. A forma de fazer esse acompanhamento é pedir para ele que, ao estudar, produza anotações, resumos, esquemas. É preciso, então:

Quero motivar meu filho a estudar!

É fundamental entrar em um acordo sobre o estudo com os filhos. Para isso, é possível tentar a seguinte dinâmica. Converse com ele em um ambiente calmo e fale da importância do estudo. Monte com ele uma tabela de horários, estipulando, conjuntamente, sessões de estudo e as conseqüências negativas do estudo não realizado. Assinem o acordo, com data e local.

Produtos que ajudam a superar o desafio:

Livro

A Formação do Hábito de Estudo

Teoria e Prática

Estudar de forma regular: esse é o maior desafio para nos adaptarmos às mudanças constantes do século XXI. Neste livro, o Prof. Fábio Mendes expõe a teoria e a prática sobre como adquirir Hábito de Estudo.

Veja uma amostra do livro (formato PDF) Comprar na Loja Virtual

O que diz o público?


Adorei a palestra!!!! Nunca tinha parado para pensar como é importante ter um tempo livre e um lugar confortável para o estudo.

Stéphany Borges,
Instituto estadual Nossa Senhora do Carmo

Eu gostei, tive algumas dificuldades para compreender a matéria e com essa atividade eu tenho certeza que vou melhorar nos estudos.

Viviane Dias,
Colégio Nossa Sra. Aparecida

Foi ótimo, pois aprendi a programar melhor meus estudos e pude ver o quanto ele é fundamental.

Thiago Mendes,
Instituto de Educação

Outros Desafios